22/11/2024
A Clínica Sagrada Esperança realizou ontem, quarta-feira, 20 de Novembro de 2024, pelas 9h00, a segunda edição do evento “Manhã do Prematuro”, no anfiteatro das suas instalações na Ilha de Luanda. A iniciativa teve como objectivo sensibilizar e informar aos utentes e profissionais sobre a prematuridade, abordando temas essenciais para a saúde e bem-estar de mães e bebés prematuros.
O evento destacou-se pelo testemunho de mães que enfrentaram o desafio da prematuridade, partilhando as suas experiências e conquistas. Especialistas da área de saúde transmitiram conhecimentos validados cientificamente sobre a prevenção do parto prematuro, os cuidados com recém-nascidos nesta condição e a importância de uma abordagem humanizada.
Foram também abordados os benefícios do rastreio neonatal, com especial ênfase no teste do Pezinho, no rastreio oftalmológico e auditivo, essenciais para identificar precocemente possíveis problemas de saúde.
A ocasião serviu ainda para a apresentação oficial de um folheto informativo sobre os cuidados do prematuro no domicílio. Este guia, destinado aos pais, oferece orientações práticas para garantir a atenção necessária aos bebés em ambiente familiar, reforçando o compromisso da Clínica com o bem-estar das famílias.
A primeira edição da “Manhã do Prematuro” decorreu no ano passado, a 17 de Novembro de 2023, marcando o início deste projecto que se consolida como uma actividade diferenciada na sensibilização sobre os desafios da prematuridade em Angola
A Clínica Sagrada Esperança é uma instituição que promove a saúde de forma holística e mantém nas suas instalações uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, que recebe e cuida de bebés prematuros que carecem de internamento e assistência intensiva. Este serviço funciona em Vigilância Neonatal 24 horas por dia, possui equipamentos adequados e é constituído por profissionais, médicos e enfermeiros, que prestam um atendimento e cuidados diferenciados ao nível nacional.