Clínica Sagrada Esperança encerra com honra a terceira edição da Formação em Gestão de Unidades de Saúde

14/09/2023

A Clínica Sagrada Esperança realizou, na última sexta-feira, dia 8 de setembro de 2023, nas instalações da sua unidade sede, na ilha de Luanda, a cerimónia de encerramento da terceira edição da Formação em Gestão de Unidades de Saúde (FOGUS).

O FOGUS, uma Pós-Graduação concebida pela Clínica Sagrada Esperança, que encerrou com a cerimónia de entrega de certificados de conclusão de curso, formou um grupo multidisciplinar de mais de 50 profissionais, entre os quais médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e recursos humanos, juristas, economistas e engenheiros.

O acto de encerramento contou com a presença honrosa de entidades do Governo, do Conselho de Administração da Endiama, de representantes do Governo de Portugal e da Directora da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Prof. Dra. Sónia Dias.

Segundo o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa, que participou em representação do Ministério da Saúde (MINSA), "O MINSA reconhece o papel da Clínica Sagrada Esperança como instituição de saúde parceira no domínio da assistência médica e medicamentosa, reconhecendo de igual modo o alinhamento do FOGUS com o Plano Nacional de Formação de Quadros”.

O representante dos formandos, durante o seu discurso, destacou a resiliência dos formandos pelo envolvimento na formação durante o período pandémico e exaltou de igual modo a visão estratégica do Conselho de Gerência da referida unidade de saúde pelo investimento na formação dos seus quadros, deixando uma mensagem de condolências pelo falecimento de familiares de formandos durante a formação.

Ao grupo multidisciplinar de novos gestores, que agora têm a nobre missão de mostrar resultados diferenciados e com pendor científico, a Clínica Sagrada Esperança parabeniza pela conquista e deseja sucesso na jornada que começa.

 

A Formação em Gestão de Unidades de Saúde é uma Pós-Graduação com duração de dois anos, sendo que esta edição teve início em 2019, porém, estendeu-se até o ano em curso, 2023, devido a interrupções causadas pela pandemia da COVID-19.

O FOGUS é fruto de uma parceria existente há mais de 10 anos entre a Clínica Sagrada Esperança e a Escola Nacional de Saúde Pública de Portugal, tendo capacitado até o momento mais de 100 profissionais de todas as regiões do país, posicionando assim a CSE como parceira essencial para a formação de quadros em Angola.