Asma: O que é, sintomas, diagnóstico e formas de tratamento

26/04/2021

A asma brônquica é uma doença inflamatória crónica dos brônquios que se inicia habitualmente na infância, mas que pode surgir em qualquer idade. Os doentes com asma, se estiverem controlados, podem fazer as suas actividades profissionais ou desportivas, sem qualquer limitação da vida diária.

O tratamento adequado é fundamental para uma melhoria da qualidade de vida.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser ocasionais e esporádicos ou mantidos ao longo do ano, podendo variar de ligeiros a graves. Perante determinados estímulos, os brônquios ficam obstruídos e surgem os sintomas de asma, habitualmente episódios de: Tosse persistente, pieira (espécie de assobio que se ouve durante a saída de ar dos pulmões), dificuldade em respirar ou sensação de aperto no peito predominantemente à noite ou ao início da manhã.

 A maioria dos doentes com asma apresenta outros sintomas dependentes de alergia noutros órgãos como o nariz, olhos ou pele. A rinite alérgica é mesmo um factor de risco ou predisponente para um doente vir a desenvolver asma brônquica.

A asma é sempre alérgica?

Habitualmente, a asma na criança tem uma base alérgica, mas pode haver asma sem alergias. E, mesmo perante um quadro de asma alérgica, outros factores podem desencadear os sintomas, nomeadamente infecções virais, rinite não controlada ou agudização de sinusite, irritantes como o fumo do tabaco, vapores químicos, cheiros intensos, giz e cloro, factores psicológicos (ansiedade) e exercício físico.

Como se confirma o diagnóstico de Asma?

Para confirmar o diagnóstico desta doença, o importante são os dados clínicos, nomeadamente a existência dos sintomas típicos, numa criança que apresenta outras doenças alérgicas, a existência de familiares com alergias, principalmente pais e irmãos e também a melhoria dos sintomas com a medicação. A espirometria confirma a presença de obstrução ao fluxo aéreo que desaparece ou melhora significativamente após medicação broncodilatadora.

Como se deve actuar quando se tem uma crise de asma?

Numa situação de crise de dificuldade respiratória é necessário que inicie de imediato o esquema de medicação de crise indicado pelo seu médico.

Em que consiste o tratamento de Asma?

O tratamento da asma brônquica tem como objectivo o controlo da inflamação que existe a nível dos brônquios. Dessa forma, os medicamentos que são utilizados têm uma acção anti-inflamatória e os mais frequentemente utilizados são os corticóides inalados. Também pode ser utilizado outro tipo de medicação, antagonistas dos leucotrienos, que exerce o mesmo tipo de acção. A qualquer destes dois tipos de fármacos torna-se, por vezes, útil juntar um medicamento broncodilatador.

 

Artigo de: Dra. Teresa Chivinda, Médica Pneumologista